webmail
CLEP • Coleção de Leptospira

Histórico

O antigo serviço de diagnóstico da leptospirose, inicialmente localizado na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi transferido para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em meados da década de 1970. Ao longo de cerca de 20 anos, esta atividade se restringiu ao diagnóstico sorológico da leptospirose, devido ao número restrito de casos de leptospirose registrados na época e às dificuldades técnicas inerentes aos processos de isolamento, manutenção e complexidade dos processos de identificação.

A criação de um programa de vigilância da Leptospirose pelo Ministério da Saúde do Brasil e o subsequente credenciamento do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose (LRNL) no IOC/Fiocruz ocorreu em 1990. Até então, as cepas isoladas eram em pequeno número e essencialmente o resultado de projetos de tese de alunos de pós-graduação.

Ao longo dos anos houve a incorporação de cepas de referência oriundas de Coleções Internacionais, tais como Instituto Panamericano de Protección de Alimentos y Zoonosis (INPPAZ/Argentina), Institut Pasteur (França) e KIT Royal Tropical Institute (Holanda). Em 2007, com a designação do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose/IOC/Fiocruz como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (WHO CC), houve a transferência do acervo completo do Centro Mundial de Referência da OMS/FAO/OIE e Centro Nacional de Referência do Instituto de Medicina Tropical da Holanda. Em 2011, com a institucionalização da CLEP, as linhagens transferidas em 2007 passaram a integrar seu acervo e foram disponibilizadas em catálogo, tendo sua viabilidade e autenticidade garantidas. Um painel composto por um número restrito de cepas de referência é distribuído para as redes de laboratórios de referência nacional e internacional para realização do teste sorológico de aglutinação microscópica (MAT), considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da leptospirose.

O acervo da CLEP também inclui cepas obtidas de diversas fontes (humana, animal e ambiental) e áreas geográficas, as quais são adquiridas à medida em que são desenvolvidos projetos de pesquisa e pela prestação de serviços de identificação em cooperação nos âmbitos nacional e internacional.


© 2025 Coleção de Leptospira, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz