Serviços
Manutenção e Preservação de Culturas
O acervo da
CLEP vem sendo mantido vivo em meio de cultivo semi-sólido e por criopreservação em freezer -80°C e em nitrogênio líquido nas salas 1-118B, 1-119 e 2-046 do Pavilhão Luís Fernando Ferreira – campus Fiocruz/Maré.
A garantia da qualidade das culturas envolve o controle de estoque e de distribuição, assim como verificação de sua autenticidade por meio de tipagem sorológica e molecular.
Fornecimento de linhagens catalogadas

As cepas são fornecidas mediante solicitação de organizações governamentais no âmbito das atividades do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose/Centro Colaborador da OMS, não sendo comercializadas ou emprestadas. As cepas podem ser doadas para outras instituições para fins de pesquisa, diagnóstico e desenvolvimento tecnológico em conexão com os projetos da FIOCRUZ, SVS/MS e OPAS/OMS. Somente instituições reconhecidas, privadas ou particulares, e laboratórios no âmbito dos programas governamentais e internacionais de Saúde Pública e Animal estão aptas a solicitar cepas.
Mediante solicitação, as linhagens são verificadas por microscopia de campo escuro quanto à pureza e viabilidade. Um repique para meio de cultura semi-sólido é realizado para garantir o envio de culturas recentes. Na data estipulada para envio, estas são novamente analisadas por microscopia, acondicionadas em frascos apropriados e encaminhadas ao solicitante, de acordo com as normas vigentes para transporte de material biológico. É importante salientar que a
CLEP não fornece culturas criopreservadas.
A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do
Formulário de Material
Microbiológico que pode ser
obtido junto ao curador ().
Depósito de linhagens
A
CLEP também oferece o serviço de depósito de isolados e/ou cepas de referência, recebidas de diferentes
laboratórios. As categorias de depósitos são:
- Depósito aberto (acervo de acesso público)
- Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante, com validade de 2 anos, prorrogável por mais 2)
- Depósito fechado (depósito confidencial, com validade de 2 anos, prorrogável por mais 2)
Caracterização e identificação de linhagens

A caracterização taxonômica de cepas do gênero
Leptospira é feita por métodos sorológicos (fenotípicos) e genotípicos. A identificação sorológica consiste na utilização de soros de referência contendo anticorpos policlonais e monoclonais, para a identificação de sorogrupos e sorovares, respectivamente, pela técnica de aglutinação microscópica.
A caracterização genotípica é realizada utilizando-se as metodologias de sequenciamento de regiões gênicas específicas (rDNA 16S, sec Y) e
high resolution melting analysis (análises por HRM). Estamos implementando também o sequenciamento de genoma completo como uma ferramenta global para identificação e caracterização genotípica.
As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do
Formulário para Solicitação de Identificação,
Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().